sexta-feira, 30 de abril de 2010

DISSERTAÇÃO

Dissertar é debater um tema, é apresentar e defender idéias a respeito de um assunto proposto como problema para ser discutido. A atividade dissertativa revela-se vital para o desenvolvimento da inteligência, para a elaboração pessoal de idéias, para a capacidade de raciocínio e para exposição lógica. Por esse motivo, dissertar requer, antes de tudo, um conhecimento aprofundado do tema, um planejamento cuidadoso do texto e um desenvolvimento eficiente da prosa.

O conhecimento aprofundado do tema é resultado de boas práticas de leitura. Ler constantemente aumenta o conhecimento de mundo e desenvolve a prática interpretativa, requisitos indispensáveis para se escrever. Além disso, o conhecimento aprofundado de uma temática é também consequência da compreensão da proposta de escrita e da utilização dos textos de apoio. Ora, não saber com exatidão o que necessariamente deve-se escrever resulta, obviamente, em problemas quanto ao tema: a fuga ou a inadequação.

Já o planejamento do texto consiste na forma como se organiza as idéias no papel. Nada adianta saber deveras o assunto, se não se consegue sistematizá-lo de forma inteligível. Por esse motivo, a dissertação deve se originar de um bom plano textual (PT), no qual o autor planeje a forma de argumentação, os argumentos e os exemplos a serem utilizados. Isso influenciará na paragrafação do texto, uma vez que, ao fazer o PT, cada parágrafo do texto ganha vida antes mesmos de ser escrito.

O conhecimento vasto e a boa organização textual, entretanto, só serão eficientes se a dissertação não apresentar problemas na prosa. Ideias originais organizadas de forma clara e objetiva podem ser colocadas a perder, caso o texto dissertativo tenha problemas quanto a termos erroneamente usados, a frases mal formuladas e a pontuação impropriamente empregada. Dissertar requer linguagem precisa, não rebuscada, mas bem formulada, pois não se pode colocar ideias a perder por causa de inadequações de linguagem.

Vê-se, portanto, que dissertar requer não apenas criatividade, mas organização e planejamento também. Isso porque a tipologia dissertativa é mais calcada na lógica do que na ficção, caracteriza-se mais pelo ato de persuadir do pelo ato de informar ou de entreter. Dissertar é, pois, argumentar, é agir diretamente no mundo, é mostrar a própria voz e demonstrar que ela tem valor.

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