terça-feira, 27 de julho de 2010

MORFOLOGIA - PRONOMES PESSOAIS

Pronomes pessoais são aqueles que representam as pessoas do discurso. Além das flexões de pessoa (primeira, segunda e terceira), gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural), o pronome pessoal apresenta variação de forma (reto ou oblíquo), dependendo da função que desempenhar na oração.

Pronome pessoal reto: desempenha a função de sujeito da oração.

Pronome pessoal oblíquo: desempenha a função de complemento verbal.

Número

Pessoa

Pronomes retos

Pronomes oblíquos

Átonos

Tônicos

singular

primeira

segunda

terceira

eu

tu

ele, ela

me

te

o, a, lhe, se

mim, comigo

ti, contigo

ele, ela, si, consigo

plural

primeira

segunda

terceira

nós

vós

eles, elas

nos

vos

os, as, lhes, se

nós, conosco

vós, convosco

eles, elas, si, consigo

Pronomes de tratamento

Na categoria dos pronomes pessoais, incluem-se os pronomes de tratamento. Eles se referem à pessoa a quem se fala (portanto, segunda pessoa), mas a concordância gramatical deve ser feita com a terceira pessoa.

Autoridades de estado

Civis

Pronome de tratamento

Abreviatura

Usado para

Vossa Excelência

V. Ex.a

Presidente da República, Senadores da República, Ministro de Estado, Governadores, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos, Embaixadores, Vereadores, Cônsules, Chefes das Casas Civis e Casas Militares

Vossa Magnificência

V. M.

Reitores de Universidade

Vossa Senhoria

V. S.ª

Diretores de Autarquias Federais, Estaduais e Municipais

Judiciárias

Pronome de tratamento

Abreviatura

Usado para

Vossa Excelência

V. Ex.a

Desembargador da Justiça, curador, promotor

Meritíssimo Juiz

M. Juiz

Juízes de Direito

Militares

Pronome de tratamento

Abreviatura

Usado para

Vossa Excelência

V. Ex.a

Oficiais generais (até coronéis)

Vossa Senhoria

V. S.a

Outras patentes militares

Autoridades eclesiásticas

Pronome de tratamento

Abreviatura

Usado para

Vossa Santidade

V. S.

Papa

Vossa Eminência Reverendíssima

V. Em.ª Revm.ª

Cardeais, arcebispos e bispos

Vossa Reverendíssima

V. Revmª

Abades, superiores de conventos, outras autoridades eclesiásticas e sacerdotes em geral

Autoridades monárquicas

Pronome de tratamento

Abreviatura

Usado para

Vossa Majestade

V. M.

Reis e Imperadores

Vossa Alteza

V. A.

Príncipes

Outros títulos

Pronome de tratamento

Abreviatura

Usado para

Vossa Senhoria

V. S.ª

Dom

Doutor

Dr.

Doutor

Comendador

Com.

Comendador

Professor

Prof.

Professor

Emprego dos pronomes pessoais

1. Os pronomes oblíquos conosco e convosco são utilizados normalmente em sua forma sintética. Caso haja palavra de reforço, tais pronomes devem ser substituídos pela forma anaítica.

Queriam falar conosco.

Queriam falar com nós dois.

2. Os pronomes oblíquos o, a, os, as, quando precedidos de verbos que terminam em -r, -s, -z, assumem a forma Io, la, los, las, e os verbos perdem aquelas terminações.

Vou amá-lo por toda a minha vida. (amar + o)

Tu ama-lo como a ti mesma. (amas + o)

O jogo, fi-lo sozinho. (fiz + o)

3. Os pronomes oblíquos o, a, os, as, quando precedidos de verbos que terminam em -m, -ão, -õe, assumem a forma no, na, nos, nas.

Entregaram-no ao professor.

O assunto, dão-no por encerrado.

Abençõem-nos para que partam tranqüilos.

4. As formas plurais nós e vós podem ser empregadas para representar uma única pessoa (singular), adquirindo valor cerimonioso ou de modéstia.

Nós — disse o prefeito — procuramos resolver o problema das enchentes. (plural de modéstia)

Vós sois minha salvação, meu Deus! (plural majestático)

5. Os pronomes de tratamento devem vir precedidos de vossa, quando nos dirigimos à pessoa representada pelo pronome, e sua, quando nos referimos a essa pessoa.

Vossa Excelência já aprovou os projetos? — perguntou o assessor.

Sua Excelência, o governador, deverá estar presente à inauguração — relatou o repórter.

Na primeira frase, empregou-se Vossa Excelência porque o interlocutor falava com o governador. Na segunda, o repórter utilizou a forma Sua Excelência porque falava do governador.

6. Você e os demais pronomes de tratamento (Vossa Majestade, Vossa Alteza, etc), embora se refiram à pessoa com quem falamos (segunda pessoa, portanto), comportam-se gramaticalmente como pronomes da terceira pessoa.

Você trouxe seus documentos?

Vossa Excelência não precisa incomodar-se com seus problemas.

7. No português moderno falado no Brasil, você deixou de ser pronome de tratamento e assumiu todas as características e funções de um pronome pessoal de segunda pessoa, substituindo o tu e o vós. No entanto, continua fazendo a concordância com o verbo na terceira pessoa.

Você irá ao cinema? (Você: segunda pessoa; irá: terceira pessoa)

Vocês irão ao cinema? (vocês: segunda pessoa; irão: terceira pessoa)

Colocação Pronominal

Os pronomes oblíquos átonos ( o, a, os, as, lhe, lhes, me, te, se, nos, vos), como todos os outros monossílabos átonos, apóiam-se na tonicidade de alguma palavra próxima. Assim, esses pronomes podem ocupar três posições na oração: antes do verbo; no meio do verbo; depois do verbo.

Antes do verbo: quando o pronome é colocado antes do verbo, ocorre a próclise.

Nunca me revelaram os verdaderiso motivos.

No meio do verbo: quando o pronome é colocado no meio do verbo, ocorre a mesóclise.

Revelar-te-ia os verdadeiros motivos.

Depois do verbo: quanto o pronome é colocado depois do verbo, ocorre a enclise.

Revelaram-me os verdadeiros motivos.

Ênclise

A ênclise ocorre normalmente:

1. com o verbo no início da frase.

Comenta-se que ele deverá receber o prêmio.

2 com o verbo no imperativo afirmativo.

Alunos, apresentem-se ao diretor

3. com o verbo no gerúndio.

Modificou a frase, tornando-a ambígua.

Caso o gerúndio venha precedido pela preposição em, ocorrer a próclise.

Em se tratando de cinema, prefiro filmes europeus.

4. com o verbo no infinitivo impessoal

Leia atentamente as questões antes de resolvê-las.

Próclise

A próclise ocorre geralmente em orações em que antes do verbo haja:

1. palavra de sentido negativo (não, nada, nunca, ninguém, etc.)

Nunca me convidam para festas.

2. conjunção subordinativa

"Quando te encarei frente a frente não vi o meu rosto."(caetanoVeloso)

3. advérbio

Assim se resolvem os problemas

Caso haja pausa depois do advérbio (marcada na escrita por vírgula), ocorrerá a ênclise.

Assim, resolvem-se os problemas.

4. pronome indefinido

Tudo se acaba na vida.

5. pronome relativo

Não encontrei o caminho que me indicaram.

Ocorre também a próclise nas orações iniciadas por palavras interrogativas e exclamativas e nas orações optativas (orações que exprimem um desejo).

Quem te disse que ele não viria? (oração iniciada por palavra interrogativa)

Quanto me custa dizer a verdade! (oração iniciada por palavra exclamativa)

Deus te proteja. (oração optativa)

Mesóclise

A mesóclise só pode ocorrer quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo.

Convidar-me-ão para a solenidade de posse da nova diretoria.

Convidar-te-ia para viajar comigo, se pudesse.

Caso o verbo no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo venha precedido por pronome pessoal reto, ou de alguma palavra que exija a próclise, esta será de rigor.

Eles me convidarão para a solenidade de posse da nova diretoria.

Não me convidarão para a solenidade de posse da nova diretoria.

Sempre te convidaria para viajar comigo, se pudesse.

Eu te convidaria para viajar comigo, se pudesse.

Colocação dos pronomes oblíquos átonos nas locuções verbais e nos tempos compostos

Nas locuções verbais em que o verbo principal está no infinitivo ou no gerúndio, o pronome oblíquo átono pode ser colocado, indiferentemente depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal.

Quero-lhe apresentar os meus primos que vieram do interior.

Quero apresentar-lhe os meus primos que vieram do interior.

Ia-lhe dizendo as razões da minha desistência.

Ia dizendo-a as razões da minha desistência.

Caso haja antes da locução verbal palavra que exija a próclise, o pronome oblíquo poderá ser colocado, indiferentemente, antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal.

Não lhe quero apresentar os meus primos que vieram do interior.

Não quero apresentar-lhe os meus primos que vieram do interior.

Alguém lhe ia dizendo as razões da minha desistência.

Alguém dizendo-lhe as razões da minha desistência.

Nos tempos compostos e nas locuções verbais em que o verbo principal está no particípio, a colocação dos pronomes oblíquos átonos será feita sempre em relação ao verbo auxiliar e nunca em relação ao particípio, podendo ocorrer a próclise, a mesóclise ou a ênclise conforme as orientações apresentadas anteriormente.

Havia-lhe contado os verdadeiros motivos da minha desistência.

Nunca o tinha visto antes.

Ter-lhe-ia procurado, se tivesse tempo.

Sentiu-se rejeitado pelos colegas.

Ficou tímido, porque se sentiu rejeitado pelos colegas.

Se não o convidarem, sentir-se-á rejeitado pelos colegas.

Nas locuções verbais e nos tempos compostos, quando se coloca o pronome oblíquo átono depois do verbo auxiliar, pode se usar o hífen

Vou-te devolver o livro amanhã.

Vou te devolver o livro amanhã.

FONTE: NICOLA, J; TERRA, E. Minigramática. São Paulo: Scipione, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário